Cabeçalho

Image Map

Páginas

31 de agosto de 2017

18 conquistas antes dos 18


Ouça Sol da Manhã enquanto lê (clique aqui)

E finalmente 18.
Eu contava os dias para que essa data chegasse.
Não havia motivo lógico. Era apenas mais um aniversário, mas minha vida tem sido tão incrível que eu sabia que esse aniversário seria especial.
Eu não estou comemorando meu aniversário de 18 anos. Estou olhando para trás e comemorando cada um desses 18 anos.


Considero tanto aniversários que acaba parecendo besteira, mas eu sinto que é alto especial. É uma transação da vida, é época de fazer coisas novas, se sentir-se renovado. Sou muito grato por tudo isso.
E por conta disso, quis fazer uma mini retrospectiva, agradecendo por 18 momentos em minha vida.


1. Ser indicado pela cidade de São Paulo como exemplo de liderança juvenil
Em 2015, recebi o e-mail de um professor informando que eu havia sido selecionado para representar a instituição em um evento oficial do governo, sobre liderança juvenil (em pró ao trabalho que eu estava fazendo)


2. Ser indicado pelo estado de São Paulo como exemplo de liderança juvenil
Em 2015, recebi o e-mail de um professor informando que eu havia sido selecionado para representar a instituição em um evento oficial do governo, sobre liderança juvenil (em pró ao trabalho que eu estava fazendo)



3. Ingressar em uma ETEC


Em Janeiro de 2014, ingressei no curso de administração integrado ao ensino médio (ETIM) na ETEC de Sapopemba. Mal sabia que aquela decisão mudaria minha vida para sempre. Foi de onde eu recebi inúmeras lições e ganhei inúmeros amigos que pretendo levar pro resto da minha vida.


4. Ir aos shows dos principais ídolos
Em um curto prazo de dois anos, consegui ir nos shows de artistas que admiro muito. Luan Santana (2015), Charlie Brown Jr. (show tributo - 2016), Supercombo (2016/2017) e NX Zero (2016). Estar ali presente traz uma vibe tão boa, tão positiva. "Toda positividade eu desejo à você".


5. Ser diretor de uma peça teatral


Um dos meus maiores desafios (e provavelmente de todos os outros artistas participantes). A peça foi realizada no dia 27 de Novembro de 2015, e provavelmente seja um dos maiores orgulhos da minha vida. Aprender a lidar com pessoas, a gerir pessoas, cada uma com seu conflito interno. Um grande aprendizado.


6. Realizar uma ação social à crianças


Em outubro de 2014, uma favela foi tomada por um incêndio. Quando visitei o local, me deparei com um número enorme de crianças. Me prontifiquei em ajudar, mobilizando moradores do meu bairro e a escola onde eu estudava, afim de proporcionar um dia das crianças para todas aquelas que foram vítimas do acidente. 


7. Viajar ao Rio de Janeiro
2015. Uma viagem em família, para os principais pontos turísticos da cidade maravilhosa. Cristo Redentor, Praia de Copacabana, Pão de Açúcar, dentre outros. Foi o momento em que percebi que a vida é muito mais do que ela aparenta ser. Meu sonho por viajar à inúmeros lugares estava apenas começando.


8. Praticar os mais diversos esportes


Natação, karatê, ginástica artística, atletismo, handebol, futsal, society, kung fu. Sempre fui apaixonado por esportes, e mantenho a fé que ainda irei praticar muitos outros. Basta darmos tempo ao próprio tempo.


9. Ser o primeiro aluno de uma turma de xadrez
2010/2011. Meu professor queria ensinar aos estudantes qual era a importância do xadrez, porém nenhuma pessoa demonstrou interesse. Fui o primeiro aluno a participar do clube, que depois não parou de aumentar.


10. Viajar à praia com os amigos


Setembro/Outubro de 2016. Numa viagem com a escola, fomos à praia de Picinguaba. Eu estava em um momento de transição da minha vida, e aquela viagem me ajudou a colocar pontos finais em determinados assuntos. A viagem também marcou meu retorno ao Rio de Janeiro, na qual fomos até a cidade de Paraty.


11. Aprender a meditar
Uma das principais lições. O poder de silenciar a mente e estar focado no presente momento. Foi através da meditação que obtive respostas para problemas que a minha própria mente criava. Muitas vezes, as respostas para as perguntas estão dentro de nós. Basta saber procurar bem.


12. Conhecer um ex-presidente da República


Em 2017, eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Fernando Henrique Cardoso, 34º presidente do Brasil. Uma oportunidade especial para poder entregar, em suas mãos, o meu livro (veja mais abaixo).


13. Ser presidente do grêmio estudantil por dois anos consecutivos
2015 e 2016. Algumas pessoas costumavam dizer que eu possuo o CHA (competências, habilidades e atitudes), que alinhados com a minha pró-atividade, me transformaram em um líder. Foi com a confiança de um bom trabalho que me mantive na presidência do grêmio estudantil por dois mandatos.


14. Fazer uma tatuagem


Após a morte do ator Alan Rickman (Severo Snape nos filmes de Harry Potter), em Janeiro de 2015, minha mãe e eu fizemos uma tatuagem cada para eternizar o nosso amor e gratidão por essa saga, que nos proporcionou muitos momentos bons (além dos aprendizados).


15. Ingressar em uma universidade, no curso de jornalismo



Em 2017, realizei o meu sonho de entrar em uma universidade. A área da comunicação em geral me encanta, porém voltei meu objetivo para o jornalismo. Dentre os aprendizados diários que tenho sobre esse campo, uma frase me chamou a atenção. Roberto Cabrini, jornalista, disse durante uma palestra para a minha turma: "Por isso não tenha medo. Ganhe o mundo com uma camerazinha e um sonho da cabeça".


16. Publicar um livro


Essa conquista eu devo à minha mãe. Ela sempre me incentivou para ir atrás dos meus sonhos, e assim fiz. Após o término de um namoro, em 2015, comecei a escrever um livro intitulado Vivências Vividas. Fatos ocorrem em nossas vidas, e o livro passou a se chamar Amar é mar, em homenagem a um dos meus poemas favoritos.


17. Aprender o significado da palavra "resiliência"
Coisas ruins sempre vão acontecer em nossas vidas. Na minha não foi diferente, sofri com inúmeras perdas e momentos complicados. Porém o principal fator foi de não me deixar abater por essas situações. Resiliência, num contexto geral, significa "aptidão de um determinado sistema que lhe permite recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido uma perturbação".


18. Aprender o significado da palavra "gratidão"



A principal palavra que descreve tudo o que aconteceu nesses 18 anos. É impossível não olhar para tudo o que já me aconteceu e sorrir. Dar um sorriso franco e perceber que tudo o que aconteceu, de bom e de ruim, serviu para moldar o ser humano que sou hoje.
Não me arrependo de nada que fiz. Tudo foi determinante para que eu chegasse nesse dia, 31/08/2017, com toda essa bagagem. Gratidão por esses 18 anos.


Impossível não sorrir quando leio essa lista.
É o meu 18º aniversário, e inúmeros outros ainda estão por vir. Conquistei tantas coisas em tão pouco tempo, que fico horas imaginando tudo aquilo que ainda posso/quero conquistar.
Obrigado aos bons e maus momentos. Obrigado à vida.
Gratidão por estar aqui e me manter forte.

"Sempre é hora pra fazer algo melhor acontecer

Fazer acontecer, lutar e conquistar
Mantenho a fé pra caminhar"

Um comentário:

  1. Chorei...
    É tão gratificante assistir a tudo isso de camarote.
    Feliz idade nova!💙

    ResponderExcluir