Cabeçalho

Image Map

Páginas

26 de dezembro de 2016

10 motivos para amar Supercombo



Todos nós temos aquela banda que toca a trilha sonora das nossas vidas, e comigo não é diferente.
Formada em 2003 em Vitória, Espírito Santo, a banda tem conquistado cada vez mais fãs ao redor do país (e do mundo também).

Sua formação conta com Léo Ramos nos vocais, Carol Navarro no baixo, Paulo Vaz no teclado, Pedro Ramos "Toledo" na guitarra e Raul de Paula na bateria (esse último deu uma pausa na banda em agosto/2016).

E através das músicas da banda, muitas pessoas vêm se identificado com elas, por tratarem de assuntos do cotidiano.

Vou listar as minhas 10 músicas favoritas da banda, dizendo a mensagem que elas carregam.



1. Seja mais otimista
Tem momentos em nossas vidas onde nós não sabemos definir o que sentimos.
Passamos por momento tensos, mas a mensagem que essa música traz é de nunca perder o otimismo que existe em nós.
Em uma entrevista, Léo define a música com apenas uma palavra: "Otimismo, se você é uma pessoa pessimista, você deveria ser uma pessoa mais otimista".

"Sei que o clima tá tenso, eu tô rindo
Não consigo evitar enxergar o que é bom"


2. Todos temos demônios dentro de nós
Todas as pessoas possuem um lado bom e um lado ruim, e não precisamos nos sentir mal por ter esse lado ruim.
É como o símbolo chinês Yin-Yang. Um precisa existir para o outro viver em harmonia.
Chamando o lado ruim das pessoas de Rogério, a banda traz diversas reflexões sobre o lado ruim das pessoas em todas as músicas desse álbum, também intitulado de Rogério (2016).

"Eu quero subir e já chegar chegando
Na festa dos que já acham que vão subir pro céu"

 
3. Todos nós precisamos de um farol
O intuito dos faróis é de emitir luz para os navegantes, para que eles possam ter um referência, um ponto fixo, onde saibam que ali possui segurança para ficar.
Não é diferente com pessoas. Todos nós precisamos de alguém para ser o nosso farol, uma pessoa que nos ajudará a nos restabelecer. Até que um dia, finalmente, poderemos nos tornar um farol para outra(s) pessoa(s).
Eu tenho um farol, que me ajudou a me restabelecer. Giovanna, muito obrigado!

"Eu vou pedir pra você desligar o farol
Pois daqui em diante eu sou meu próprio sol"


 
4. O segredo da vida é ser simples
A maioria das pessoas vivem em locais urbanos, e essa música retrata a diferença entre uma criança da cidade e um menino do campo.
Léo canta trechos como "Menino da cidade não sabe andar descalço/Não sabe respirar". Isso nos mostra um choque de realidade, pois vivem bem aqueles que possuem as coisas mais simples, como poder andar descalço sem se preocupar, ou de respirar um ar limpo.

"Sai desse corpo que não te penteia
O sol é cinza, o mar esgoto"

 
5. Discutir sobre depressão e suicídio é fundamental
Chamado de mal do século, a depressão é a doença que causa mais suicídios no mundo.
Algumas pessoas chamam a doença de "frescura", por não entender ou medo de entender, afinal não são elas que estão de fato doentes.
A Supercombo introduz esse tema com versos de "Moça, sai da sacada/Você é muito nova pra morrer".
Precisamos ajudar aqueles que tem depressão, porque na maioria das vezes eles só querem ajuda, mas não sabem como pedir-la.

"Moço, ninguém é de ferro
Somos programados pra cair"

 
6. Chega um momento da vida que você só quer paz
Quando estamos em um relacionamento, é comum dos casais brigarem algumas/muitas vezes. Dizem até que isso é saudável para a relação.
Nos entregamos de forma tão natural, que nem percebemos que, em alguns aspectos, não precisamos ter razão sobre algo.
Faz parte dos casais, afinal a vida à dois é um esporte.

"Porque eu prefiro ter paz do que ter razão"

 
7. Saudade é um sentimento que nos desmonta
Quando uma pessoa se vai, é natural sentirmos saudade. Mas quanto tempo dura essa saudade?
Essa é uma daquelas músicas que você ouve e fica pensando em alguma pessoa específica. Quem foi a pessoa que veio na sua mente?
Devemos amar as pessoas enquanto elas estão aqui, antes que partam e as únicas coisas que restem sejam lembranças e saudades.

"Pois quando a gente perde alguém
Não quer nem sabem em esquecer"

 
8. Não faz mal querer sumir de vez em quando
Todos temos problemas, sejam eles grandes ou pequenos. E normalmente, quando não sabemos resolver-los, é natural querer sumir e só voltar quando tudo estiver resolvido.
Temos esses tormentos em nossas vidas (ou como a Supercombo chama, esses Rogérios), que nos fazem recuar, nos sentir indefesos. Devemos ser maiores que esses problemas, e não nos assustar mais com o que antes era nosso Rogério.
Vai tomar no sol!

"Eu também queria ser imaginário
Sumir quando estiver dando tudo errado
Não pesar na consciência"



9. Temos que parar de ter essa vida automática
O tempo nunca para.
E por que deveríamos seguir a mesma rotina, todos os dias? Um dia nós morreremos, e será que estaremos orgulhosos das coisas que fizemos?
Temos que ser ricos, mas não em bens-materiais, mas em valor. Qual o seu valor? Quais serão as lembranças que você levará para as pessoas que estão ao seu redor? Qual será o seu legado?
Aproveite o tempo enquanto o tem.
Afinal, tudo o que viver você fez por merecer.

"Eu devia sorrir mais, abraçar meus pais
Viajar o mundo e socializar
Nunca reclamar, só agradecer"



10. Seja grato
Quais são as coisas que você ainda tem que fazer na sua vida? Então aproveite e as faça.
Todos nós temos sonhos incomuns, maneiras de extravasar, manias estranhas. Mas tudo isso faz parte da nossa pessoa.
Devemos ser felizes por sermos quem somos, afinal somos únicos no mundo (e talvez no universo).
Certa vez me disseram que quando me chamarem de louco, eu devo levar como um elogio, afinal são as pessoas loucas que fazem a diferença no mundo.

"Quero ver você se transbordar
Você se transformar"




E essa foi uma pequena lista das minhas dez músicas favoritas da Supercombo, mas eu poderia listar várias outras como Magaiver, Jovem, O Calculista, Campo de Força, À Deriva, Dois na Estrada, enfim.

Se você não conhecia a banda, espero que possa continuar ouvindo uma das bandas em destaque no nosso cenário musical atual.

Viva Supercombo!

4 comentários:

  1. 11- O amorzão gosta! hahaha,ótimo post, e eu não conhecia todas essas músicas do supercombo e tal, mas sabia que era uma banda maravilhosa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é claro que o amorzão ama <3
      Cada letra dessa banda traz uma mensagem tão reflexiva, que dá vontade de ficar ouvindo os CD's deles o dia todo!

      Excluir
  2. Como eu disse no grupo, voltei pra olhar com mais calma. Adorei isso, esse post é ótimo pra apresentar a banda para os amigos. E lembra o quanto de música boa eles tem, é quase uma terapia ouvir esses caras (e moça haha).

    Seguindo seu blog.

    www.cupidobrega.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por ler, moça <3
      É muito bom poder compartilhar essa terapia chamada Supercombo para as pessoas

      Excluir